terça-feira, 2 de janeiro de 2018

MARKETING DIGITAL PARA BIBLIOTECAS: Transmissões ao vivo e lives no Facebook.

Olá tudo bem?

Eu sou Marcelle Rebelo, Bibliotecária à frente da Biblio Ideias, agência de marketing de conteúdo, que cuida do conteúdo digital da Data Coop, espaço de coworking, estamparia criativa e escola para empreendedores, onde orientamos negócios.

Ano novo e vou estar aqui toda terça falando sobre marketing digital para bibliotecas, retomando minha coluna e espero que você goste.

A ideia é fechar o ciclo do Facebook, falar de tendências e dar dicas práticas para você turbinar seu marketing digital em sua biblioteca, projeto, consultoria.


Dando sequência aos posts, hoje é dia de falar sobre transmissões ao vivo e lives no Facebook.

O Facebook é realmente uma ferramenta muito poderosa para você divulgar seu projeto, sua biblioteca, seus eventos e para ter convidados online, que vão gerar muito tráfego para sua página ou fan page, como a página do Facebook é conhecida.

Aqui na Data Coop já fizemos alguns eventos online, que são chamados webnários e usamos algumas ferramentas como a extinta Google Hangouts, que foi muito utilizada para esses seminários ou palestras online, mas já não existe mais. Usamos também uma ferramenta da Localweb, chamada Eventials e usamos também uma ferramenta paga chamada Meu Webinar.

As vantagens dessas ferramentas são que você pode construir um mailing com os inscritos, interagir com eles por voz (Hangouts) e também verificar relatórios sobre a audiência, permitir que revejam o evento e até cobrar para que participem, sendo possível até fazer um congresso online da área, já pensou?

Com as mudanças das ferramentas e as facilidades do Facebook, as pessoas tem preferido fazer lives.

Muitas pessoas devem ter transmitido ao-vivo no Facebook votos e sentimentos para um lindo ano novo, transmitiram queimas de fotos e afins.

Mas, você pode ir além e usar a ferramenta de transmissão ao-vivo do Facebook para realizar eventos online em sua biblioteca.

Veja as dicas abaixo:




1- Pense no calendário anual da sua biblioteca e separe eventos que podem ter bate-papos, debates e até visitantes para fazer um evento após palestras, cursos presenciais em sua instituição. Organize o seu calendário de lives. Você pode transmitir a qualquer momento os bastidores, a equipe celebrando uma meta cumprida, materiais chegando, sua biblioteca em funcionamento e tudo isso é espontâneo, muito legal e atrairá a atenção do público, mas as LIVES previamente agendadas e organizadas podem ter mais audiência, quando você tem a chance de divulgar o evento antes de acontecer em vários canais e até offline. Outra boa estratégia é fazer uma pesquisa com seu público sobre temas e profissionais que eles gostariam de ver ao vivo. Você pode usar o Google Forms para isso.





2- Para fazer a transmissão você vai precisar de Celular com boa câmera, bom microfone (pode usar um microfone de lapela e se não tiver, pode cortar um fone e deixar só a parte do microfone), uma boa conexão de internet.


3- Divulgue para ter Audiência - Crie um evento no Facebook e se for o caso impulsione ou faça anúncio. Convide pessoas que se interessem pelo tema. Envie convites em outras mídias (Instagram, Linkedin, e-mail, blog ou site, panflete, cole cartazes).Peça aos amigos, funcionários e leitores mais assíduos para darem uma força e assistirem a sua LIVE ou transmissão ao vivo e fazerem pergunta, comentarem e compartilharem.

4- Seja pontual. A dica é entrar uns 10 minutinhos antes, testar a sua conexão e fazer uma transmissão dizendo que já vai começar, enviar um lembrete por e-mail, lista de transmissão no WhatsApp. Avise nos grupos do Facebook e de WhatsApp também onde haja público interessado no tema.

5- Faça perguntas ou oriente seu palestrante ou entrevistado a fazer perguntas para as pessoas comentarem. Quanto mais gente comentar, mais animado e interessado o público fica porque o Facebook libera vários coraçõezinhos para quem está online que curtir a sua LIVE.

6- Dê um print enquanto faz a live e vê os comentários e poste no Instagram assim que começar para as pessoas lembrarem e ver que você já está online.

7- Agradeça sua audiência e dê um mimo digital ou virtual, como um e-book, ou sorteie algo para quem ficar até o final e peça que envie foto com o brinde assim que receber ou comente o que achou do e-book nas redes sociais,

8- Faça transmídia. Use mais de um aparelho de telefone ou computador e transmita ao mesmo tempo no Instagram (ao-vivo), no Snapchat e também no Youtube. Você vai atingir público que prefiram essas miídias.

9- O Facebook é proibido em algumas empresas, então talvez seja necessário pedir permissão na hora da LIVE, tanto para fornecer, quanto para assistir.

10-O bacana das lives é que as pessoas podem assistir de celular, tablet, computador e interagir como se estivesse ao vivo com o palestrante. Isso é incrível. As pessoas gostam muito!

Essa é uma grande tendência do marketing para 2018. As pessoas amam transmissões ao vivo.

Muita gente não consegue ver porque o 3G e o 4G não são bons no Brasil, mas haverá um público fiel, aprendendo com você. Forme cultura. Essa é uma das formas mais eficazes de fazer o marketing orgânico da sua biblioteca hoje.


Gostou? Ficou com alguma dúvida? Comente.

Semana que vem vamos falar sobre Grupos  no Facebook e o seu marketing.

Se fizer lives usando nossas dicas, se quiser incluir alguma coisa na lista, comente! Vamos amar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário