terça-feira, 4 de outubro de 2016

MARKETING DIGITAL PARA BIBLIOTECAS: Facebook marketing para bibliotecas, parte 3

                                             

Olá! Esse é o terceiro post da série Facebook Marketing para Bibliotecas, da Data Coop. A série vai até final de Outubro, com dicas práticas para você divulgar os serviços e coleções da sua biblioteca, utilizando essa ferramenta gratuita e muito popular entre pessoas do mundo todo, com recursos de marketing muito interessantes, fáceis, úteis e que te ajudarão na divulgação e gerenciamento do marketing da sua biblioteca, Centro de Documentação, arquivo ou museu.

Até aqui nós já falamos sobre:

  • Porque ter uma página no Facebook, 
  • Como se planejar com relação ao que publicar (demos um brinde virtual - calendário de gerenciamento de posts - ótimo criar seu conteúdo na página do Facebook, sem ficar sem assunto),
  • Como fazer uma capa para o Facebook, 
  • Como programar posts e muito mais.    
Você confere tudo que listei acima nos dois posts anteriores, clicando AQUI

Hoje vou falar sobre a diferença entre alcance, curtidas e engajamento e eu iria te ensinar a criar evento online ou presencial na sua página do Facebook, mas precisei dividir o post. Porque tinha panos para manga. Vamos lá?

1) Curtidas ou Alcance - o que é melhor? O que significa? Qual a diferença? 

Quando alguém curte a sua página do Facebook, torna-se um fã e vai receber o feed de posts, de acordo com o algoritmo do Facebook, que mostra seus posts para até 10% do total de fãs, ou seja, não é fácil ter os seus posts na linha do tempo dos seus fãs de forma orgânica, ou seja, gratuita, sem criar anúncios pagos ou impulsionar. Mas seguindo as dicas do especial Facebook Marketing para Bibliotecas você vai conseguir melhorar esse resultado, investindo no marketing orgânico e de conteúdo e usando os anúncios do Facebook com estratégia.

O Facebook mostra no seu Feed, temas que tenham a ver com o que a pessoa curte no Facebook e também posts de quem tenha proximidade familiar com você, para que cumpra seu papel de rede social e não te encha com coisas das quais você não goste ou não queira ver, o que faria a rede social perder sua popularidade. 

No caso das páginas, há algumas estratégias para você conseguir ser visto em meio a tantos posts no Facebook.  Algo que vai te ajudar muito a ter muitas curtidas e alcances: Escreva ou produza Posts que garantam curtidas! Quanto mais as pessoas curtirem os posts na sua Página, mais o Facebook vai mostrar para elas os novos posts. Então usar criatividade, conteúdo relevante e consistente (com uma frequência lógica) vai ajudar muito a divulgar sua página organicamente, ou seja, sem precisar pagar exibindo os seus posts para quem sempre curte o que você publica.

Caso você não saiba: O que é um post? Um post pode ser:

1 frase: Chegou muita coisa nova para catalogar!  
1 pergunta: Você já tem a sua carteirinha da biblioteca?
1 imagem com uma saudação


 ou infográfico

 aviso ou convite:


  
Vídeo curtos, com tutorias, dicas rápidas ou textos também fazem muito sucesso. Tudo dentro de um planejamento de marketing estratégico de conteúdo, previamente pensado! 


São diversas possibilidades de posts, certo? São diversas pessoas, com interesses diferentes na sua página e você precisa conhecer o seu público, usando todos os recursos possíveis! As cores, as fotos (especialmente de rostos, não é a toa que a rede chama-se FACEbook...ou seja, rostos, sorrisos chamam muita atenção) fazem toda diferença para "pescar" seu fã e envolve-lo com o post (para ganhar curtida, comentário ou compartilhamento). As artes usadas aqui foram feitas com a curadoria de assunto e ações de marketing estratégico, organizado pela Biblio Ideias para Data Coop e direcionadas ao designer gráfico, que criou artes lindas e profissionais, o que faz toda diferença, como comentamos no post da semana passada. Henrique Maciel sempre capricha! Na pressa temos usado aplicativos, como Canva, mas quando o Henrique faz, é outro nível. Lance mão de um bom designer gráfico! Fará diferença para seu conteúdo! Nós atendemos pela internet e podemos te dar indicações de alguns profissionais free lancers.

Você sempre pode acompanhar o número de curtidas do seu post e no gerenciamento da página, pode ver qual foi o post mais curtido, que horas você tem mais curtidas ou comentários, de que gênero, de que lugar, de que dispositivo, ou seja engajamento do seu público, que é quando você tem curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Curtidas fake, ou seja compradas por aplicativos vão causar grande impressão na sua página, mas não vale a pena. Sabe aquela máxima? Mas vale 1 pombo na mão do que dois voando? Ou seja, mais vale 1 curtida de alguém realmente interessado no que você faz do que um monte de "dead walking" ou zumbis, ou seja, pessoas que estão na sua página devido a um robot ou automação, mas não querem nada de fato do que você oferece. Milhões de fãs de mentira não terão resultado para seu marketing. Poucas curtidas na página, mas muitas pessoas interagindo, com certeza mostra um melhor trabalho e resultado de marketing no Facebook.

Cuidado com essas promessas milagrosas acerca de curtidas.

Outra coisa, nem sempre a pessoa lembra de curtir a sua página. Ela vai, olha, curte um post, mas não curte a página. Especialmente quando vai olhar algum evento, sorteio ou post na linha do tempo de algum amigo. Ela curte o post, mas não a página. Assim, o Facebook conta o número de alcance daquele post. Ou seja, ele contabiliza quantas pessoas viram o post.

Então você vai ter:

a) Número de curtidas da página - Fãs
b) Número de curtidas em cada post
c) Número de alcance do post. 

Muitas vezes temos mais alcance do que curtidas no post.

Algumas coisas ajudam mais a ter engajamento, que é curtir, comentar ou compartilhar. Quem vê as atualizações do Facebook pelo notebook, tem mais propensão a curtir, comentar e compartilhar e quem vê as atualizações pelo celular, quase nunca curte, comenta ou compartilha. 

Vamos ver esses dois casos:



Todo dia você pode acompanhar o alcance da sua página, se caiu, se subiu e o que impactou. 
A Data Coop impulsiona alguns eventos e fez algumas transmissões ao vivo em um evento de Cooperativismo Nacional, o Dia C, quando a página chegou a 23,000 de alcance! Foi sensacional. As transmissões ao vivo e hashtags com palavras-chaves (porque formam um link com assuntos que as pessoas podem buscar no Facebook) impactam muito bem de maneira orgânica o seu resultado. 

E você também acompanha quantas curtidas sua página ganhou por dia ou por semana e quantos dos seus amigos fazem parte.


Na transmissão ao vivo com a contação de história ao vivo, com a Arquivista e contadora de contos, Vânia Alves, o post teve quase 10.000 de alcance, 74 curtidas , 4 compartilhamentos e muitos comentários!



Você pode sempre olhar por período o que teve mais curtida, impressões, envolvimento ou engajamento e delinear o tipo de assunto que o público da sua página de Facebook mais curta!
Em informações, você tem vários relatórios. Vamos ter posts sobre os relatórios.

Como obter curtidas e mais engajamento?

Teste horários, tipos de conteúdos, agende eventos, publique fotos e marque pessoas presentes nos eventos ou atendimentos da biblioteca, faça ações para que curtam mais sua página, como por exemplo, curta a página ao fazer seu empréstimo e leve mais um livro, por exemplo, ou ganhe um brinde da biblioteca, pode ser interessante para envolver seu público na sua página de fã.

Tenha conteúdo próprio, interessante, relevante para seu público e faça curadoria de assuntos.

Programe posts para horários diversos e em vários formatos (texto, frase, pergunta, com foto, sem foto, com post estruturado de forma gráfica e profissional) e responda a TODOS os comentários e perguntas na linha do tempo da sua página.

Capriche na curadoria de assuntos repostados de páginas relevantes para seu público e acontecimentos importantes para seu público.

Faça posts que deem vontade de responder.


Agradeça a quem compartilhar seu post! Sempre!

E atenção, como diz a Camila Porto, minha guru em relação ao assunto Facebook Marketing, que tem bastante material para você se aprofundar: Não ter um feedback, é um feedback!

O que isso quer dizer? Se você criou toda uma programação de posts e ainda assim ninguém curtiu, comentou ou compartilhou? O que isso significa? Hora de rever os conceitos dos seus posts...não ter feedback é um feedback de que você precisa mudar alguma coisa. Horário, forma de escrever, tipo de de post e por aí vai!

O post acabou ficando grande e vamos então dividir o tópico eventos, para semana que vem, ok?

(Se você tá gostando, mas não tem muita prática e tem muitas dúvidas, é sua oportunidade! Nós vamos aprofundar mais, pegar na mão, ensinar e tirar dúvidas, acompanhar, nossos alunos do curso online de marketing digital, que lançaremos no final de outubro) e você pode deixar seu e-mail nos comentários para saber mais sobre o curso). 

Semana que vem falaremos sobre como criar eventos na Página do Facebook!

Até lá!

Deixe seu comentário, pergunta e compartilhe com quem possamos ajudar com esse post!


Beijocas,

Marcelle Rebelo







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