segunda-feira, 13 de junho de 2016

https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina_no_Brasil
          Chegando junho, a gente já fica louco com tanto arraiá, e esse clima é tão gostoso que muita gente comemora festa julhina e as vezes até agostina.
           Mas você sabe qual a origem dessa festa?
           Vem com a gente descobrir!
           Essa tradição veio da Europa junto com os portugueses, onde era celebrada a fertilidade da terra e as boas colheitas, e aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
           Primeiramente foram chamadas de Joaninas, em homenagem a São João Batista, Primo de Jesus, mas depois que foi consolidada como festa católica, passou a homenagear três santos: Santo Antônio; no dia 13, São João, no dia 24 e São Pedro, no dia 29, passando a ser chamadas de juninas, devido ao mês das comemorações.
           A fogueira foi inserida como símbolo por ser um mês frio, e a boa comida é uma alusão a boa colheita do milho, que pode ser preparado na forma de diferentes receitas.
           Quer saber mais curiosidades sobre as comemorações juninas? Tem um texto bem legal no site Brasil Escola (clique aqui).

           Agora, se o que procura mesmo é uma boa festa junina aqui no Rio de Janeiro, a nossa dica é o projeto “E era noite de São João”, trazendo a cada domingo do mês de junho uma festa em uma rua diferente do Beco das Sardinhas, na Zona Portuária. Clique aqui, veja a programação, e bom festejo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário